Meus textos a cerca das minhas ideias, desabafos, inquietações e reflexões...

Na era do "touch screen",  será que não estamos mais para "don't touch me" (não toque-me)?

Dias atrás a empresa em que eu trabalho decidiu mudar de operadora de celular e, como incentivo para a troca, recebemos da nova operadora novos aparelhos celulares. Ou seja, migramos da "era do botão" para a "era do toque". Do famoso "berinjela", da Nokia, para o "P350" da LG. Graças a Deus ainda não foi um iPhone, ainda.
Confesso que não gostei muito da idéia. Já estava na minha zona de conforto e já havia me adaptado às regras da antiga operadora e ao não funcionamento do celular no interior de alguns Estados brasileiros para os quais viajo com frequência a trabalho. Havia me adaptado, também, ao teclado super ergonômico do meu antigo celular, mas não tive outra alternativa senão migrar para outra operadora e trocar o aparelho celular.
A primeira noite com o novo "touch" estava mais para "don't touch me". Meu Deus?! Pensei eu. Será que estou ficando velha? Ou tenho algum problema neurológico? Ou realmente sou do tempo da máquina de datilografar e, portanto, da era dos botões duros de pressionar para imprimir uma letra?  
Após ler o manual do celular - sim, eu faço parte do seleto grupo que lê manuais, de qualquer coisa -, consegui ligar o "bixo", treinar um pouquinho o "balé de dedos" na nova tela. Me senti uma bailarina, tendo que sincronizar a leveza com a precisão em cada "passo". Achei um tanto de funções que utilizo com frequência, mas confesso que eu não consegui encontrar o alarme. Pensei eu, ainda bem que consigo acordar sozinha às 6h da manhã, senão, seria a primeira vez que me atraso no trabalho. Dei boas risadas de mim mesmo tentando me familiarizar com o "bixo toque-me". Ui, perigo!
No final de semana viajei para Curitiba para visitar uma amiga querida e sua família. Confesso que fiquei com receio de não conseguir nem sequer fazer um telefonema com o meu novo "brinquedo". Exagero!? Talvez. No trajeto até o aeroporto fiquei refletindo sobre o ocorrido. E, à luz do que o Min. Robson sempre faz, passei a refletir sobre como às vezes Deus pode estar querendo nos tocar e nós, simplesmente, o impedimos, agindo como "não toque-me". Ou como se Deus não tivesse nada a ver com as nossas atividades do dia-a-dia; com as nossas decisões de trabalho; com a escolha da escola dos filhos; com a decisão de mudança de área de trabalho ou estudo ou de casa; com a forma como gerimos tudo que Deus no dá, seja dinheiro e/ou bens; com a benção de termos o que quizermos para comer; com a dádiva da vida etc, etc.
Agimos como se nosso Deus fosse um Deus dos Domingos. Deus, me toque aos Domingos, por favor, mas durante a semana, "don't touch me", ou, em bom Português, "não toque-me".  E, nos esquecemos que relacionamento com Deus e, portanto, intimidade pressupõe tocá-lo e deixar-se ser tocado por Ele. Pressupõe rendição, adoração (independente da situação) e gratidão por tudo o que Deus fez e fará em nossas vidas.
Ainda no trajeto para o aeroporto, me lembrei de uma música que a Mariana Valadão canta, chamada "Se Eu Apenas Te Tocar". A letra é a seguinte: Se eu apenas te tocar/Um milagre viverei em minha vida/Minha fé vai me levar/Onde o impossível torna-se real/Meu milagre vim buscar/Só você pode mudar minha história/Já sofri demais, eu sei/Mas ouvi que existe alguém que me ama/Já sofri demais, eu sei/Mas ouvi que existe alguém que me ama, que me ama/Se eu apenas te tocar/Eu sei, serei curado/Se eu apenas te tocar/Eu sei, serei sarado/Teu amor me alcançou/Minha fé me salvou/Teu amor me alcançou/Minha fé me salvou.
Durante a ministração ela se deixa ser usada por Deus e fala. "Neste momento, Deus te pergunta: o que queres que eu te faça?"
Se Deus usa pessoas, circunstâncias e acontecimentos para nos tocar (Rich Waren). Será que estamos abertos para sentir o Seu toque através das pessoas ao nosso redor, das circunstâncias pelas quais estamos passando ou dos acontecimentos? Ou, para permitir que Deus faça em nós algo que mudará a nossa história?
Talvez a pessoa que está ao seu lado tenha muito de Deus para você. Será que você está aberto? Ou, julgamentos, intrigas e  desconfianças o impedem de sentir o toque de Deus através desta pessoa?
Talvez, você tem passado por circunstâncias inusitadas e desafiadoras. Quem sabe tristes ou alegres? Entediantes? Irritantes? O que te impede de sentir o toque de Deus quando tudo vai bem? Por que só buscamos o toque dEle quando tudo vai mal, ou tendemos a buscá-lo com mais intensidade quando as coisas não estão como gostaríamos ou quando as circunstâncias fogem do nosso controle?
Por fim, talvez tenha acontecido ou esteja acontecendo algo na sua vida em que seja muito difícil explicar "o porquê" ou,  "para quê" Deus permitiu ou permite isso? Meu pai costumava dizer que "os propósitos e os designíos de Deus para a nossa vida não devem ser contestados, nem colocados em dúvida, mas devem ser aceitos, pois Deus sempre tem o melhor para nós". Aceite os acontecimentos da sua vida crendo que este foi o melhor de Deus para você. Não faça Drama! Clame a Deus, como Aline Barros sugere na música Ressuscita-me - "Mestre não há outro que possa fazer aquilo que só o Teu nome tem todo poder. Eu preciso tanto de um milagre" -, que Ele o ajudará.
Talvez neste momento, você não encare como o melhor, mas creia que logo, logo, o Espírito Santo acalmará o teu coração e o fará perceber que foi o melhor de Deus pra você. Fique firme e mantenha sua fé em Deus, nosso alvo maior. Pois "Ninguém é como o Nosso Deus. Grandes coisas estão por vir. Grandes coisas vão acontecer aqui" (Fernandinho - Grandes Coisas).
Senhor, “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12).
E quanto ao meu novo celular "touch screem"? Bom, ainda preciso descobrir aonde fica o bloco de notas. Estou com este texto na cabeça desde quinta-feira passada. E hoje é segunda-feira. Não o escrevi antes por que não achei o bloco de notas no meu novo "brinquedo" =].
Em Cristo,
Lana Silva.
(10/01/2012)

-----------------------------------------------


Eu vou passar pela cruz

O Senhor vem falando muito ao meu coração desde sábado através da música "Eu vou passar pela cruz", do grupo PG.
A música diz:
"Não quero ir por atalhos.
Quero seguir o caminho que Tu preparaste pra mim, Senhor.
Quero agradar o Teu coração.
Te obedecer é sempre o melhor.
Não quero ter as tuas bençãos sem antes passar pela cruz..."
Nesse ponto eu parei e refleti sobre o que tem acontecido comigo, os desafios que tenho pela frente, as provações que tenho passado e os obstáculos que tenho que superar até que a vontade de Deus se cumpra. Logo cheguei a conclusão que, "cruz", neste caso, e para mim, significa desafio. Muitos desafios pela frente, não fardos pesados que eu não posso suportar. Parei, fiz uma lista dos desafios, orei. Quais são os desafios que você tem que superar, vencer, dominar? Faça uma lista, reflita e ore agora a respeito disso.
A música continua:
"Eu vou passar pela cruz, me quebrantar;
Vou passar pela cruz, me arrepender;
Vou passar pela cruz que ainda está manchada de sangue, por tanto me amar..."
Logo, chego a conclusão que todo processo de superação de desafios requer quebrantamento, para sentir a presença e ouvir as orientações do Pai; para se render a Deus.
O Quebrantamento leva ao arrependimento e, portanto, ao reconhecimento de todas as nossas falhas e "humanidade", de todos os nossos pecados.
Arrependimento leva ao reconhecimento do senhorio de Deus nas nossas vidas e de tudo que Ele fez por nós, "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). E pode ter certeza de que ele tem feito muito mais do que merecemos e continuará fazendo, mas "vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu..." (Hebreus 10:36). Notaram o pré-requisito para receber? "quando tiverem feito a vontade de Deus".
Você tem feito a vontade de Deus? Você tem pelo menos tentado?
A música continua:
"...Vou passar pela cruz e nela me ver;
Vou passar pela cruz e erguer um altar onde a oferta sou eu
Crucifico o meu EU
Te agradeço oh Jesus!..."
Quão difícil é para você "crucificar" o seu "eu"? Crescer e amadurecer espiritualmente custa, dói, nos expõe. Devemos reconhecer que o preço mais caro Jesus pagou na cruz, mas pra nós o preço pode ser tão somente e apenas fazer a vontade de Deus. Menos eu, mais Deus! Simples assim.  Menos culto, mais reflexão e aplicação da Palavra recebida; ser mais sal, mais luz, mais vida. Mais Jesus na tua vida e através dela.
Após ouvir e meditar nesta música durante alguns dias seguidos, dia 15, quando fui ler a Bíblia usando o Plano de Leitura da PIB, Deus me surpreendeu mais uma vez com o texto de Hebreus 11.1 e 6 "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos... Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Mais uma vez, "crer que Ele existe" é o pré-requisito pra receber a "recompensa". Deus é fiel! Nossa parte é apenas crer nisto!!!

Continuei a leitura de Hebreus 11 e fiquei intrigada com o o versículo 13
"Todos estes [Abel, Enoque, Noé, Abraão] ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra."
Li umas 3 vezes e pensei: Deus, isso não é ambiguo? Contraditório? Quem crê em Ti recebe a recompensa, diz o vesículo 6. E no 13 vem o balde de água fria, os homens da Bíblia que viveram pela fé, morreram sem receber o que o Senhor tinha prometido, como assim, Deus?
E o texto continua...
"Pela Fé... Isaque (v.20), Jacó (v21), José (v22), Moisés (v23); O povo atravessou o mar vermelho (v29); caíram os muros de Jericó (v30); Raabe (v31) e n outras pessoas (v 32-38)".
E, conclui nos versículos 39 e 40, "Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados".
Nesse ponto as questões anteriores foram respondidas. Se tudo tivesse acontecido conforme a expectativa humana, até o final da história destes grandes homens da Bíblia, o que seria de nós? O que nos restaria? Deus não permitiu que eles recebessem o que havia sido prometido a cada um deles por que pensava na gente. Sim, meu caro amigo, Ele pensava em mim, em você. E não permitiu que os nossos antecessores recebessem a boa recompensa, por que "Deus planejou algo MELHOR para NÓS, para que conosco eles fossem aperfeiçoados"!!!
Que responsabilidade a nossa! Aperfeiçoar ou seja, fazer melhor, aprimorar o que Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José Moisés,Gideão, Davi, Samuel etc fizeram!
Você está pronto para aperfeiçoar?
Não se esqueça que não é e nem será fácil. E, que sempre teremos que "passar pela cruz, nos quebrantar, nos arrepender e crucificar o nosso eu".

Em cristo,

Lana Silva
16/02/2012

-----------------------------------------------

O árduo caminho entre a promessa e a sua realização...
Senhor, ensina-me a depender mais de Ti!
Não sei se você já teve a sensação de que certas coisas são mais difíceis de serem alcançadas do que outras. Ou que para algumas pessoas a vida é mais leve do que para outras. Essa constatação, esse sentimento, esse questionamento, essa reflexão, ou sei que lá que nome você queira dar para esta frase introdutória se originou de uma decepção. E meu questionamento é: pois bem, trabalhar é preciso, mas quanto vale, ou, qual o benefício de se trabalhar, ou fazer qualquer outra coisa, frustrado?
Minha resposta é: para aprendermos a depender mais de Deus. Se o mundo fosse sempre "azul", tudo transcorresse dentro do esperado, as pessoas não fossem egoístas, mesquinhas, orgulhosas ou mau caráter, ninguém pisasse em você, seu calo não doesse e você não sofresse de TPM (ou, para os homens, fosse vítima da bendita!), você oraria como tem orado? Buscaria mais a Deus como tem buscado? Eu acho, sinceramente, que não.
Ser aparado por Deus dói. Cada aresta removida dói, cada sentimento trabalhado dói, cada problema de caráter tratado dói. Esperar também dói,  mas o resultado é sempre maior do que a dor. E até que o processo se complete, a fé é o que nos faz ir avante.
Fé em Deus de que as promessas vão se cumprir. Fé em Deus de que todas as confirmações ou sinais de que estamos no caminho certo vieram dEle. Repare bem que escrevi "fé em Deus", não "fé de que...", ou "fé em alguma coisa, ou alguém".
Não me refiro a fé na fé, como escreveu Luiz Gozaga Junior na sua música Semente do Amanhã: "fé na vida, fé no homem, fé no que virá". Se a tua fé é esta, você está, com todo respeito, lascado.  Tente, no próximo problema que enfrentar, focar a sua atenção e "fé", num copo cheio de água. Depois me conte o resultado. No mínimo, depois de alguns minutos, você o terá jogado longe e, dependendo do seu "estado", o terá jogado em alguém. Espero que não seja em mim =)!
Refiro-me a fé que está fundamentada no Soberano e Único Deus que é capaz de nos dar paz em meio a uma inquietude sem fim. Refiro-me a fé do cego Bartimeu, que só de ouvir falar do que Jesus havia feito, teve fé nEle para ser curado da cegueira de nascença. E ele foi curado!
Refiro-me a fé de Ana, que mesmo sendo estéril, não se conformou com a situação, creu no Deus das causas impossíveis, creu na promessa de Deus repassada para ela por meio de Eli: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu" - 1 Sm 1:17,  a ponto de prometer devolver para Deus o que ainda nem havia recebido (um filho). "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida" - 1 Sm 1:11.
Isso é que é fé! E a benção de Deus superabundou de maneira tal que, além de Samuel, "O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor" - 1 Sm 2:21.  Deus realmente nos surpreende! Basta não ficarmos tentando dimensionar a Sua capacidade de nos abençoar.  É isso mesmo, não limite a atuação de Deus. Não o coloque numa caixa de 30 cm x 50 cm, ou num apartamento de 64 m2, ou num carro, ou no seu emprego ou situação atual. Não deixe que a tua pequenez transforme um grande Deus, Deus de causas impossívei, num mini-deus.
E quanto a mim, após escrever este texto, a frustração passou...e prossigo certa de que "Deus tem o melhor pra mim. Deus tem o melhor pra mim. Tudo aquilo que perdido foi. Ouvirei de Tua boca: te abençoarei".
Que você tenha uma semana muito abençoada por Deus!
 Em Cristo,
 Lana Silva
05/03/2012
----------------------------------------------

A árdua tarefa de esperar...
10 dias ainda me restam...
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar. ”(Salmos 40:1-5)
Faltam dez dias para eu saber se a minha vida mudará completamente, ou não! Sim, 10 dias, ou melhor, em até 10 dias, já que a data, especificamente, não foi estabelecida.
Confesso que esperar nem sempre é bom. Nem sempre, por que tem dias que estamos mais suscetíveis às mentiras que o inimigo coloca na nossa cabeça. E, por que todo ser humano sente um pouco de ansiedade. Mas confesso que até que tenho me comportado bem para quem já espera a mais de 100 dias.
Durante o tempo já esperado, Deus se mostrou fiel e, quando estava desanimando, re-confirmou a promessa de “mudança de endereço, de nome e de vestes”, recebida em 09/Dezembro/2011 por meio do pastor Harold Laryea, através de pastores da PIB-São José dos Campos também.
Mas voltando ao texto Bíblico que é a base deste texto, fico imaginando o que Davi estava passando quando escreveu este Salmo. Talvez tenha sido durante um dos momentos em que Saúl o perseguia. Não deve ter sido fácil, nem agradável, mas Davi, ao invés de focar na perseguição e no perseguidor, focou em Cristo. Realmente, se focarmos nas situações e circunstâncias, enlouqueceremos.
Sou uma pessoa que gosta de música, mesmo não sabendo tocar nada. Talvez eu goste pela influência da igreja onde sempre participei de comemorações de datas especiais como dia das mães, dos pais etc. Ontem estava ouvindo o CD do PG e fiquei parte da noite ouvindo a mesma música “Te vejo”. Fiz uma retrospectiva do que Deus tem feito na minha vida nestes mais de 30 anos e de todo o cuidado dEle para comigo e para com os meus neste tempo. A seguir, a letra e algumas observações do que me veio a mente.
“Te vejo nos momentos de dor
Te vejo na noite
Quando na vida o sol se põe
Tu és a luz”
Nesta parte me lembrei de dois momentos marcantes que aconteceram na vida da nossa família em 2005. Durante 9 meses e 5 dias “gerimos” o processo, doloroso e cruel, de morte do meu pai, em Fevereiro de 2005, mas com Deus no controle. E, “geramos” junto com a Kelly, minha irmã, a minha sobrinha, Anna, que nasceu em Julho de 2005. É lindo ver como Deus não nos desampara e sempre se mostra como a luz no fim do túnel e como Ele nos mostra a cura por meio do descanso eterno e a esperança por meio de uma nova vida.

“Te vejo num sorriso e no amor”
Nesta parte me lembrei de imagens dos meus sobrinhos lindos, sorrindo, quando bebês. Lembrei do Ricardo na caixa de leite parmalat com carinha de sapeca e um sorriso marcante; do Bruno tomando banho na banheira amarela, fazendo um bico lindo; da Letícia no meu colo na casa da tia Jô, com um sorriso maroto; da Anna dando gargalhadas enquanto eu a amassava com o meu amor “roxo”; da Fernanda sorrindo saltitante no colchão; do Erich, pedindo para eu apagar o seu “fogo” (arte); e do Alexandre com 5 ou 6 meses, sorrindo por tudo e pra todos. E, da foto de casamento dos meus pais: verdadeiro amor incondicional!

“Te vejo em meus planos
Vejo tuas mãos guiando-me
Sempre és fiel”
Aqui eu me lembrei de tudo que já construí sob orientação de Deus. É muito bom saber que mesmo que homens digam que não somos capazes, que nunca vamos chegar “longe” nos estudos (como um médico me disse quando eu tinha 8 anos de idade), Deus muda a nossa história.

“Sinto teu abraço e teu carinho
Tu és fiel e não há razão
Pra duvidar do teu coração
Sinto tuas mãos sobre mim
Sinto o amor e posso ouvir
Tuas palavras e tua voz
Tu és fiel”
Aqui, me lembrei do cuidado de Deus quando nos mudamos para Piracicaba, deixando Joca e Rui “para trás”; quando Kelly foi embora pra longe, a irmã com quem mais conviví, de repente, “sumiu”. E, do conforto e consolo de Deus quando perdi meu pai.

“Te vejo no deserto
E na aflição
Te vejo no vale
Vejo tuas mãos cobrindo o sol
Guardando-me”
Neste trecho, me lembrei das minhas aventuras em Manaus e Presidente Figueiredo; me lembrei da aflição da doença de Lyme contraída lá; da minha mãe orando em cada crise, colocando toalha molhada nos angioedemas espalhados pelo meu corpo; me lembrei das dificuldades do mestrado, sem bolsa e na fase crítica da doença do pai, associada às minhas crises de Lyme. Me lembrei do Renato e do cuidado de Deus na vida dele. Foi e é muito bom sentir as mãos de Deus corbrindo o sol e guardando-nos de todo perigo e de todo mal!

“Te vejo em cada passo que dou
Te vejo em meus planos
Vejo tuas mãos guiando-me
Sempre és fiel “
Aqui, regatei imagens do vestibular; da faculdade; do mestrado; do bondinho da ESALQ, aonde escrevia carta para meus irmãos que ficaram em São Paulo; da minha amiga-irmã Kerlyng (presente de Deus nos difíceis tempos do Mestrado) e, de como o Senhor tem me orientado neste processo de espera do resultado do Doutorado. Esperar em Deus é gratificante! Por que? Por causa da promessa que está escrita em Isaías 40:31 “...mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”
E, no final dos meus dias, espero chegar a conclusão que Paulo chegou em  2 Timóteo 4:7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

Te convido a fazer uma reflexão parecida a respeito do cuidado de Deus na tua vida até agora.
Te estimulo a deixar de ser Hardy, do desenho animado Lippy & Hardy. Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nessas horas ele dizia a famosa frase: " Oh vida! Oh céus! Oh azar! Isto não vai dar certo!”.  Seja otimista! Deus está no controle até da maior desgraça que por ventura você tenha passado ou esteja passando.
Te incentivo a ver o lado bom do que já passou, “enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.(Colossenses 2:7)”. Deus quer que tenhamos coraçãos gratos. Não se esqueça disso!

Em Cristo,
Lana Silva.

22/03/2012



Quando a ansiedade é incontrolável...
Hoje é 28 de Março de 2012. Nunca desejei tanto que um mês chegue ao fim como desejo hoje. Me restam 3 dias, ainda [esse “ainda” ressalta a minha ansiedade]. Em três dias receberei o resultado tão esperado.
Minha oração é que Deus me prepare para o “sim” e para o “não”.
Deus sabe os desejos do meu, e do teu, coração e, Ele prometeu em Jeremias 29:11-14: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor”.
O interessante deste texto é que Deus nos garante que toda a nossa vida já foi planejada por Ele e que o plano inclui prosperidade, segurança, esperança e um futuro. Resumindo, Deus garante que tudo o que precisamos será provido por Ele. E, para que alcancemos a promessa, temos, tão somente, que orar. Oração é a forma de nos comunicarmos com Deus. É a oração que move a mão de Deus, move os céus, para alçarmos as bençãos que Ele já planejou para nós. Ou seja, quem não ora até pode prosperar, mas não atinge o máximo que Deus planejou para si.
As palavras “todo coração” deste texto, no meu ponto de vista, indica largar mão da superficialidade e, mostrar para Deus como está o seu coração em cada momento ou situação da sua vida. No meu caso, meu coração bate forte, está ansioso...passa um filme pela cabeça, algumas dúvidas aparecem e há um gelinho na barriga...a decisão, o meu futuro, está próximo...
“Eu me deixarei ser encontrado por vocês”, uh-huuu Deus, obrigada! Estou realmente precisando de um dengo...me ajuda, por favor? A não murmurar, a não perder a benção nos minutos finais e a não me esquecer da sua promessa para a minha vida!
Pra variar, só consigo me lembrar de músicas e mais músicas...
Meu cérebro burbulha entre a ministração do Cd do Toque no Altar - que diz que “toda promessa passa pelo teste do tempo. E durante este tempo Deus forja o nosso caráter” -, a música Rompendo em Fé - “Cada vez que a minha fé é provada. Tu me dás a chance de crescer um pouco mais. As montanhas e vales, desertos e mares que atravesso me levam para perto de Ti. Minhas provações não são maiores do que o meu Deus. E não vão me impedir de caminhar. Se diante de mim, não se abrir o mar. Deus vai me fazer andar por sobre as águas...”- e, a música “Espaço pra Deus”, do Davi Sacer:
Pra ter de volta o que se perdeu
Eu abro espaço pra Deus
Ouvir Sua voz e obedecer
Pra Viver o que Ele me prometeu
Quero os caminhos mais altos que os meus
Vou abrir espaço pra Deus
Quando a dor e o medo tentam me parar
O Meu Deus me ensina
Que é sempre melhor confiar
Abro pra Deus
A porta do meu coração
E o que é impossível confio em Suas mãos
Para viver o sonho que um dia morreu

Eu abro espaço pra Deus
Eu abro espaço pra Deus...
Consagro minha vida a Deus
Meus dias entrego a Deus
Confio os meus sonhos a Deus
Descanso no Tempo de Deus
Ontem, dia 29, confesso que a noite foi um pouco tensa, no bom sentido, mas o bom disso tudo foram os momentos maravilhosos que tenho tido com Deus e como tenho aprendido a espera e confiar nEle; a depender e a crer que Ele sabe o que é melhor para mim. A esperar o tempo de Deus. Ontem foi realmente especial. E hoje, dia 30, minha ansiedade está sob controle e estou muito mais tranquila. Sigo esperando o resultado...acho que vai ficar para a próxima semana, pelo visto =). Mas tenho aprendido a colocar em prática 1 Pedro 5:7 “Lancem sobre Ele [Deus]  toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Até me atrevo a dizer que Deus tem transformado minha ansiedade que, agora, está controlada! Para honra e glória do nome dEle e, para a alegria e para o bem dos que me cercam =).
Em Cristo,
Lana Silva
30/03/2012


Deus, o dono de todas as circunstâncias
Aprender a esperar pacientemente no Senhor não é fácil, por algumas razões: tendemos a querer controlar tudo, inclusive situações que não dependem somente de nós; segundo, por que queremos a resposta no nosso tempo; terceiro, por que a ansiedade as vezes grita mais alto do que a esperança de que o melhor de Deus vai chegar, no tempo dEle; quarto, por que todos nós temos áreas ou características do nosso caráter que tem que ser melhoradas para desfrutarmos as promessas de Deus.

No meio de uma situação que despertou minha ansiedade recentemente, minha oração é para que eu aprenda a esperar pacientemente no Senhor (Romanos 8.24-28), perseverando na oração. De repente, a música “Serás sempre Deus” me veio a mente. Esta música retrata bem o que as vezes nos esquecemos: Deus está conosco, também nas situações difíceis.  E a frase que mais me impacta: “Sei que é por amor. Estás me ensinando que sempre és Deus”. Deus é Deus, independente da situação, da resposta esperada, do milagre almejado, da desgraça que nos acomete, da tragédia inesperada. E, Ele está no controle, até das situações aparentemente fora de controle.

Meu maior desafio nas fases de espera, é colocar em prática Romanos 8:25 “Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente”. Jesus aguardou pacientemente o dia do seu sacrificio na cruz para nos salvar. Ele não saiu chutando mesas, dando patadas nos discípulos e nos seus seguidores, nem duvidou de que aquela era a vontade do Pai para ele. Jesus simplesmente se submeteu à vontade do Pai, sem questionamentos. E continuou produzindo durante o tempo entre a promessa e a realização da mesma. Produzindo como se nada fosse acontecer, produzindo com naturalidade, tratando as pessoas com amor. Isso não é fácil, quem nunca descontou a ansiedade em outra pessoa que atire a primeira pedra!

Além disso, o cérebro atrapalha por que, algumas vezes, tendemos a achar que o outro errou. Em algumas situações pensamos: Ah, a resposta não saiu por que quem ficou responsável por digitá-la no site se atrapalhou e deixou a tarefa atrasar. Ah se eu fosse o chefe desta pessoa. Ou, por que racionalizamos a decisão e nos esquecemos que tudo se discerne espiritualmente. Deus quer que oremos para que a sua mão se mova. Ore sem cessar, não vacile!  

O problema da espera, não é a espera em si. É a nossa insegurança, e na nossa falta de fé, perambulando entre as inúmeras alternativas que criamos para o não: mas e se Deus não quiser isto pra mim? Eu quero tanto Deus; mas e se eu fiz algo errado no processo burocrático que envolve receber algumas bençãos, como inscrição para pós-graduação, compra de imóvel? Entre outras desculpas que arranjamos para a resposta que não chega.
Bom, quando esses pensamentos me perturbam, confesso que me policio e me pergunto: “Lana, você realmente entregou isto nas mãos de Deus, ou está como menina mimada, fazendo birra com Deus: Deus, eu quero, por que eu quero!”

Talvez o problema seja isto, queremos que Deus controle a nossa vida, desde que tudo corra conforme a nossa vontade, não a dEle. Aí é que mora o problema, quando não entregamos de coração. Se Deus será sempre Deus, nos momentos bons ou nos momentos maus. Se Ele é o Deus do sim e do não. E se Ele quer o melhor pra nós, sabe de tudo, decide tudo, nossa vocação de  controladores retém a benção. Entregar de coração e descansar é um desafio que temos que vencer, concluo.

A seguir a letra completa da música “Serás sempre Deus”. Reflita nela e analise a área da tua vida que, por ventura, você ainda não entregou o controle completo nas mãos de Deus.

Serás sempre Deus (Trazendo a Arca)
Quando brilha o sol
Ou se a chuva vem
Quando estou mal
Ou então, se tudo está bem
Quando dizes sim
Quando dizes não
Se ouço a tua voz, ou não
Quando em silêncio estás

Serás sempre Deus
E sempre me amarás
Não desampararás
Nem desistirás
E ainda que a dor
Me diga que não
Sei que é por amor
Estás me ensinando
Que sempre és Deus

Que Deus te abençoe, te proteja, te guarde. Que Ele seja Senhor da tua vida e te ensine a cada dia e em cada circunstância que Ele sempre será o teu Deus, que Ele te ama e te ensina a esperar pacientemente dia após dia desde que você se submeta a vontade dEle para a tua vida.

Em Cristo,
Lana Silva.
04/04/2012.


Estou no meu jardim...

Acordei com a música Primeira Essência, da Aline Barros, na cabeça. A primeira estrofe diz:  “Estou no meu jardim. Tranquei a porta, abri meu coração. Reguei minhas raízes com minhas lágrimas. Gotas de adoração”.
Estas primeiras frases refletem bem alguns momentos pelos quais precisamos passar: sozinhos no nosso jardim, abrindo o nosso coração só pra Deus. Existem coisas que acontecem na vida, que demoramos um pouco para assimilar, para entender os porquês de Deus e para redirecionarmos o barco da vida.
Contudo, a tristeza se faz necessária em algumas situações, “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar...” (Eclesiastes 3:1-4). Afinal de contas, a vida só é sempre linda e bela nas páginas das redes sociais, aonde todos são felizes, viajados e sem problema aparente. Na vida real, momentos de tristeza são comuns e necessários, seja por que o que esperávamos não aconteceu, seja por que um ente querido morreu, seja por que alguém nos magoou, ou não nos deu atenção, seja por que estamos  passando pela fase que eu denomino de “fase ostra”. Aquela fase em que queremos mesmo é ficar quietinhos no nosso canto curtindo a nossa “fossa”. Não para cultivá-la eternamente, mas para resolvermos a situação dentro da gente, para sempre.
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Nós celebramos tua misericórdia, que se renova , a mão poderosa que sempre nos guiará e nos dará a vitória”. Essa é a minha versão preferida de música relacionada ao texto Bíblico de Salmos 30:5, O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Deste pequeno trecho, retiro ensinamentos que me ajudam a caminhar:
·         como o Carlos Drummond de Andrade escreveu, “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Chorar é necessário, mas viver se lamentando, sofrendo e fazendo drama, é uma escolha de cada um. Portanto, entre sentar e chorar, eu escolho levantar e lutar. E você?
·         querer estar no centro da vontade de Deus implica receber muitos “nãos” e, portanto, chorar muito quando não entendemos o porquê de um “não”, mas Deus nos garante a alegria pela manhã e a paz que excede todo o entendimento. Bom, de repente o choro dure mais do que uma noite, talvez meses, ou anos. Não dá para prever o tamanho do deserto pelo qual passaremos, mas o conforto é que isso não será para sempre e, a alegria virá, mesmo que esta “manhã” aconteça depois de muito tempo de sofrimento;
·         a mão poderosa de Deus nos guia continua e constantemente, mesmo quando não percebemos ou, achamos que Deus parece distante de nós;
·         a vitória é certa para os que amam a Deus e o colocam em primeiro lugar.
Nessa trajetória entre o choro e a alegria, nossos familiares, nossos amigos e a nossa igreja são fontes de sustento. É claro que nem todos tem a capacidade de sentir a dor do outro. Às vezes acho que tem gente que não é capaz nem mesmo de sentir a sua própria dor, tamanha a lamentação e reclamação que sai da boca de alguns. Mas sem algumas pessoas-chave, solidárias e não egoístas, o processo ficaria ainda mais dolorido.
Recentemento minha fase ostra aconteceu numa cidadezinha chamada Curvelo, em Minas Gerais. Nos últimos três anos tenho ido com frequência a esta cidade devido a um projeto de trabalho. O que mais me encanta nos interiores do Brasil - e olha que conheço alguns, devido a minha profissão, Engenheira Florestal -, é a maneira descomplicada e simples que as pessoas vivem. A simplicidade trás muitos ensinamentos!
Curvelo é uma cidade de pouco mais de 76 mil habitantes e que a vida social gira em torno de algumas festas locais: o famoso forró anual; o encontro de motociclistas da região; as festas em homenagem a santos; as festas juninas e a exposição agropecuária.  Aqui, todo mundo te cumprimenta na rua e quase  te tratam como da família.
As pessoas com quem trabalho em Curvelo, por sua vez, não medem esforços para me agradar e confesso que são excelentes anfitriões. Os mimos vão desde um “simples” biscoito frito (delicioso, por sinal); o biscoito de queijo; o balainho; o autêntico queijo de Minas mesmo; o doce de leite de Viçosa (imbatível!), até almoços típicos na casa deles, hummm, que delícia que é a culinária Mineira! E a comida da Rosa, secretária do Christian, é imbatível!! Esses detalhes me encantam e confesso que Deus me surpreende a cada visita! Ah, e sem contar nas massagens ao ar livre no “quintal” do escritório! Que empresa faz isso para um consultor?
Passei minha fase ostra num quarto de hotel e caminhando na praça principal da cidade, ouvindo músicas que tocam o coração, tais como: Mesmo sem entender, do Thalles Roberto;  Grandes coisas, do Fernandinho; Um chamado, do Quatro por um; e as músicas do novo CD, Deus Das Causas Impossíveis, do Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. Nestes momentos em Curvelo, pude “regar as minhas raízes com minhas lágrimas”, como canta a Aline Barros. E, aceitar o não de Deus em paz, sem tentar entender os porquês, sem justificar e sem racionalizar.
Essa fase foi necessária, pelo menos para mim, para que eu não passasse muito tempo indignada com o “não” e para que eu encontrasse forças em Deus para mudar o rumo do meu barquinho, deixando Deus ser o comandante, o velejador!
Uma vez li em algum lugar que você percebe quando resolveu um assunto dentro de você, quando consegue falar a respeito dele sem sofrer, ou, enxergando sob outra perspectiva. Estou quase lá...acho que este texto expressa um pouquinho do progresso já que a última vez que sentei para escrever foi há cerca de um mês atrás.
No mais, sigo meu caminho, ainda me restam dois dias em Curvelo e mais um pouquinho da minha “fase ostra”, no meu jardim...
Em Cristo,
Lana Silva - 03/05/2012












Com Deus eu posso voar...

Hoje tinha tudo para ser um dia normal, sem grandes novidades. A não ser pelo fato de eu ter que viajar a trabalho, dirigindo quase 400km. A viagem foi bem tranquila, fiz apenas uma parada e pude usufruir do rádio do carro alugado, já que o meu azulão não tem rádio, rs. É muito mais gostoso viajar ouvindo rádio cristã e músicas que tocam o coração.

Quando cheguei no destino final, Lençóis Paulista, pedi uma comidinha leve e fui dar uma olhadela nos meus e-mails e facebook. De repente, me deparei com uma foto que minha irmã postou, de um evento que a minhas sobrinhas participaram. No álbum havia algumas fotos de crianças “Voando” e um passarinho simpático, sugerindo “Fly!” (Voe!). E, alguns cartazes com frases: “não importa o que aconteça, confie em Deus!”; “não importa quem você é, confie em Deus!”; “não importa como você se sente, confie em Deus!” e, “não importa o que as pessoas fazem, confie em Deus!”. Quando vi a foto abaixo, me lembrei da música “Super herói”, do Thiago Grulha.



A música é linda, e triste, confesso...mas veio de encontro ao meu momento, reflexivo, melancólico e, às vezes, triste.

“Sempre me achei tão comum
Talentos pensava não ter
Sonhos eu não tinha nenhum
O meu valor eu não conseguia ver
Eu queria ser um super herói
Ter poderes para me transformar
Nos heróis a ferida não dói
E na tristeza eles podem voar
Eles podem voar
Mas eu não sei voar
Eles podem voar
Mas eu não sei voar
Meditei nas palavras que ouvi
De alguém que falava da fé
O plano de Deus conheci
Descobri o que de mim Ele quer
Ele quer que eu carregue minha cruz
Ele quer pelas mãos me guiar
Me tirando das trevas
Me levando para a Luz
Ele quer me ensinar a voar
Com Deus eu posso voar
Com Deus eu posso voar
E o céu alcançar
Voar é aprender a AMAR
Com Deus eu posso voar
Com Deus eu posso voar
E o céu alcançar
Voar é aprender a AMAR”
Senti saudades da Lana criança, que realmente queria voar, voar e voar. E que levava a vida com mais leveza e muitas travessuras, que nunca parava quieta, que questionava tudo e todos e, que tinha por traquinagem preferida aprontar com os irmãos.
Quem nunca quis ser um super herói? Eu quis! O problema é que a gente se torna um super herói as avessas. Fingindo que não está doendo, quando na verdade está, e muito! Fugindo dos problemas, ao invés de encará-los. E se transformando, para parecer que está tudo bem. E, assim, vamos nos conformando com uma vida de “gente grande”, insossa e sem grandes aventuras, as vezes.

Passei o restante da noite ouvindo esta bela canção. E refletindo a cerca da nossa mediocridade. No sentido literal da palavra, ser mediocre é “ser mediano, ser comum, é estar entre o grande e o pequeno, o bom e o mau. É ter falta de originalidade”.

Ser medíocre, pra mim, é deixar de levar a vida com leveza, sentindo o ventinho gelado do outono, ou admirando as folhas das árvores caindo e a beleza dos dias de outono, e dos seus entardeceres lindos! Viajar para mim, de certa forma, é voar! É ter liberdade...é ver o dia sob outra perspectiva que não a de uma janela no 15º andar de um prédio no centro de São José dos Campos. É contemplar a natureza e a perfeição divina, cuidando de cada detalhezinho com perfeição. 



Mas a vida é feita de escolhas e, definitivamente, as vezes fazemos algumas escolhas que nos deixam numa mediocridade quase que sem fim. Mas como a música sugere, “Deus quer que carreguemos a nossa cruz. Ele quer pelas mãos nos guiar, nos tirar das trevas e nos levar para a luz. Ele quer nos ensinar a voar”. Me lembrei do meu pai, que uma vez, me vendo absolutamente hipnotizada por uma montanha de areia que estava na nossa calçada, para ser usada na construção da nossa casa, desceu as escadas e disse: “Pula, o pai está aqui e te socorre caso aconteça alguma coisa. Mas pula bem no meio, para não se machucar”. Mais que depressa fechei os olhos e me joguei na montanha de areia! Deus quer que nos joguemos nos seus braços, de olhos fechados e com a certeza de que Ele sempre estará lá, nos amparando e socorrendo caso algo não dê tão certo.

Com Deus eu posso voar, com Deus eu posso voar...Por que é tão difícil, em algumas situações e circunstâncias,  voar para Deus e com Deus, sem ressalvas e medos? Talvez seja por que o nosso EU está muito inflamado, deixando o orgulho e a arrogância prevalecerem. Talvez por que costumamos limitar o agir de Deus a apenas algumas áreas da nossa vida. Não sei bem ao certo a resposta para esta minha pergunta...

O mais interessante é que Deus sempre está lá, de braços abertos, querendo nos ensinar a voar! Voar...





Voar, não importa o que aconteça, não importa quem você é, não importa como você se sente, não importa o que as pessoas fazem com e pra você. Ele quer te ensinar a voar!!!! Deus quer te ensinar a voar.  Você pode transpor as adversidades, voando com Deus e pra Deus. Ele quer te ensinar a voar!! Voar é aprender a AMAR.


Em Cristo,

Lana Silva

18/06/2012


O duro processo do desapego...
Segundo o dicionário online, desapego significa “facilidade em deixar aquilo a que se tinha apego. Indiferença, desinteresse”.
Cá estou eu vivendo, mais uma vez, na área profissional, o difícil processo do desapego, que nada tem a ver com indiferença ou desinteresse, como está no dicionário, mas com a dificuldade, não facilidade, em deixar aquilo que se tinha apego.
Talvez devido a minha personalidade, eu costumo me apegar, as vezes demais, aos meus empregos. Não por questão financeira, mas afetiva mesmo. Costumo tratar como minha, empresas que não o são. Foi assim no meu primeiro emprego, aos 17 anos de idade; depois na primeira empresa que trabalhei depois de formada e, agora, na empresa atual.
Não sei por que, mas talvez seja pelo fato de eu ter me envolvido, até, na fixação do suporte de papel higiênico e espelhos dos banheiros, agora estou sentindo o gelinho na barriga de ter que largar tudo para viver uma adorável benção que Deus me concedeu. Não me arrependo da decisão tomada, nem passa pela minha cabeça voltar atrás na decisão de partir, mas estou com o coração apertadinho. Foram, até hoje, 5 anos, 7 meses e 22 dias trabalhando na mesma empresa e prestando consultoria para clientes esparramados pela América do Sul. Mas essa adorável caminhada começou um pouco antes, dia 18/Setembro/2003, então, são quase 9 anos trabalhando com estes clientes.
Muitas lembranças, muitos amigos, muitos desencontros, muitas dúvidas, muitos desafios, muitas decepcções, muitas tristezas, mas muitas, muitas  e muitas bençãos e alegrias dadas por Deus.
Esta semana estou num destes clientes, em Curvelo (lembram do texto 7: estou no meu jardim?), e, estou um pouco nostálgica. É a última semana que trabalharemos juntos. Quem assumirá o meu lugar? Quem assumirá o “meu” modelo? Meu nada, o modelo é do cliente, mas trato como meu =). Como será quando eu partir? Será que vão dar conta de atendê-lo? Afinal, temos um relacionamento de longa data. Muitas perguntas e “serás” surgem na minha cabeça.
Enfim, acho que esses sentimentos são normais e fazem parte do processo de desapego. Afinal, só Deus sabe se voltarei a ter contato com os clientes que tenho agora.
Uma certeza eu tenho: o que vivo, este momento de transição, é resposta de oração. É a benção recebida após viver, ou estar vivendo, o que a letra da música ‘Confio em Ti’ retrata:
“Eu não vou mais olhar atrás
O que passou não volta mais
Não temerei o que virá
Minha Esperança está Em Deus”
Esta primeira estrofe retrata a minha necessidade atual: não olhar mais para o que passou, não olhar para as circunstâncias, virar a página e seguir em frente, rumo ao que Deus preparou para mim, sem temor pois Deus, minha Esperança, está no controle! Sempre esteve, até quando a situação parecia fora de controle. Afinal, como costumam dizer “Tá doendo? Não se preocupe, é Deus refazendo...”.

“Cada lágrima que chorei
Cada sonho que perdi
Coloco aos Teus pés
Levanta-me Senhor”
Já esta segunda estrofe retrata o árduo caminho muitas vezes escolhido por nós. Noutras vezes, que Deus nos permite caminhar, para provar o nosso caráter e a nossa fé. Retrata as muitas lágrimas que chorei quando a situação não era nada fácil e a injustiça prevalecia. E, o consolo que sempre tive de Deus, quando submeti a ele as minhas angústias, as minhas ansiedades, as minhas inquietações, as minhas tristezas e os meus desapontamentos. O famoso “Deus, eu não aguento mais. Me ajuda?! Por favor!”. Ou, quando oramos como no Salmos 56.
“Eu confio em Ti
Nada poderá me afastar de Ti
Tu És a minha Fonte, meu sustento
Meu Amigo Fiel
Eu confio em Ti
Nada poderá me afastar de Ti
Em Todo tempo eu sei que estás comigo
Meu amigo Fiel “
A última estrofe reflete a minha certeza de sempre confiar em Deus e a Deus tudo o que tenho e sou. Confiar é uma escolha. Eu escolhi confiar em Deus! E, nos hoteis e estradas da vida, Deus é sempre o único amigo que posso contar. Único, não por que não confio nos meus queridos amigos de carne e osso, mas único, por que passo a maior parte do tempo na estrada e sozinha num quarto de hotel, o que impossibilita o contato e o compartilhamento dos meus sentimentos com gente como a gente. Esta estrofe trás também o meu desejo, que peço para Deus constantemente, que nada me afaste dele, que ele me livre do homem mau e de todo o mal. É muito bom saber que Deus está comigo em todo o tempo e que é o meu fiel amigo!
A contagem regressiva começou, rumo a posse da minha benção...
Enquanto o dia não chega, prossigo no meu processo de desapego e aprendizado, sem olhar para trás, para o que passou e sem nunca deixar de cantar “Eu confio em Ti. Nada poderá me afastar de Ti. Tu És a minha Fonte, meu sustento. Meu Amigo Fiel”.
E, crendo que:
“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos”. (Habacuque 3:17-19)

Em Cristo,

Lana Silva.
23/07/2012
http://www.webdicionario.com/desapego

Nenhum comentário:

Postar um comentário